Com seu terreno coberto por glaciares, vales e afloramentos rochosos, torna-se um marco perfeito para expedições de iniciação. E uma fração dos seus majestosos 125 km de comprimento poderão ser contemplados dos cumes ao qual nos propomos alcançar.
Bem ali, em meio a vastidão da montanha, você terá a certeza de que escolheu o melhor expedição da sua vida…
Pelo menos por enquanto!
É requerido para a participação desta expedição:
Primeiro dia após a chegada a uma das cidades mais altas do mundo, capital boliviana – La Paz (3800m).
As chegadas a cidade de La Paz normalmente são no período da tarde ou da noite.
Dia destinado a conferência de equipamentos e eventual compra de itens que estiverem faltando.
Chegou o momento de pegar a estrada e seguirmos pelo altiplano boliviano em direção ao Cerro Condoriri. Após o desembarque do veículo, pausa para alimentação e equipagem das mulas que levarão nossos equipamentos. Trecho de caminhada de aproximadamente 3hrs, altitude média 4650m. Caminharemos pelo Vale do Condoriri, surpreendidos pela beleza local. Acamparemos próximos da Laguna Chiar Khota.
Importante salientar que o processo de aclimatação é pessoal e deve ser muito bem monitorado para aumentar as chances de sucesso na investida ao topo.
Seremos despertos com um saboroso café montês para este dia que será de revisão técnica dos equipamentos e aula teórica sobre particularidades do ambiente de montanha, tipos de equipamentos e seu manuseio, progressão em glaciar e encordamento.
Este poderá ser o primeiro contato com um glaciar de muitas pessoas e, em ambiente de montanha toda segurança é importante é constantemente revisada. Neste dia aprenderemos e executaremos como realizar a progressão encordados pelo glaciar, como realizar as recuperações de quedas em rampas.
Retorno ao Acampamento Base ao final do dia.
Dando sequencia aos exercícios em ambiente de glaciar, aprenderemos e executaremos o treinamento de sistemas de resgate em caso de gretas, diferentes tipos de ancoragens em gelo e neve e pratica de escalada em galo com equipamento técnico – piolet e crampon.
Retorno ao final do dia para o Acampamento Base.
Este é um dia destinado ao descanso, revisão de equipamentos e conversas, das mais variadas… uma boa mesa da montanha traz histórias. A preparação fazer-se-á necessária para a saída pela madrugada do dia seguinte. Aproveite o dia e o visual!
Importante salientar que o processo de aclimatação é pessoal e deve ser muito bem monitorado para aumentar as chances de sucesso na investida ao topo.
Após vários dias aclimatando o organismo, treinando técnicas de progressão e segurança em meio a vastidão dos glaciares, chegou o momento. Saindo pela madrugada alcançaremos a borda do glaciar, onde serão postos os equipamentos técnicos – Crampons. O som dos passos misturados com os sons do glaciar ditarão o ritmo de ascensão.
Nosso primeiro objetivo é alcançarmos o Monte Tarija – 5200m, realizaremos uma pausa para hidratação e lanche rápidos e seguiremos em direção ao Pequeno Alpamayo – 5400m. Sem dúvidas este será um dia esplendoroso.
Retornamos ao acampamento Base, recolhemos todos os materiais e seguimos trilha abaixo em direção ao veiculo. Embarque com direção a La Paz. Sim, teremos um bom e aconchegante banho no hotel.
Dia livre. Transfer aeroporto para embarque.
INÍCIO / CONTINUAÇÃO DO INTINERÁRIO EXPEDIÇÃO HUAYNA POTOSÍ
Novamente pegaremos a estrada e seguirmos pelo altiplano boliviano em direção a Represa Zongo, em suas margens encontraremos nosso refúgio de montanha – Refúgio Rocas, este será nosso porto seguro aos pés da grande montanha.
Após o almoço caminhamos até o Glaciar Viejo – 4850m para fazermos as práticas de gelo utilizando técnicas de escalada.
Voltamos ao Campo Base para descanso.
Com o corpo e a mente preparados para este dia, ganharemos terreno vertical ate o Campo Alto – 5250 m onde descansaremos. Após o lanche da tarde poderemos ver um dos mais bonitos porês-do Sol da encosta da montanha.
Teremos as estrelas como companheiras neste frio inicio de caminhada.
Acordaremos entre 00:00 am e 01:00 am para prepararmos os equipamentos.
Escalaremos por cerca de 6 horas até o cume do Huayna Potosi 6088m, aprecisar a linda vista dos Andes e voltar ao Campo Alto, en cerca de 3 hrs, nos alimentaremos e continuamos a descer ate o Campo Base, cerca de 2hrs.
Em barcaremos em veiculo de volta a La Paz. Fim dos serviços com o transfer do hotel até o aeroporto El Alto.
Agência criada nos “moldes mineiros”, com muito carinho, ateção e cuidado. Compartilhando roteiros, trilhas, histórias e experiências. Com foco no ecoturismo, realizamos hiking, trekking e expedições em alta-montanha. Proporcionando memórias inesquecíveis nos luagares mais incríveis que você visitar.
Brasileiros e extrengeiros que desejam explorar as riquezas naturais e culturais da América do Sul. Sejam bem-vindos!
Compartilhamos a vida em forma de experiências!
Seus dados estão 100% protegidos. Não envciaremos spam.
Seus dados estão 100% protegidos. Não envciaremos spam.